Campanhas internas podem aumentar as vendas do seu supermercado

Existem algumas estratégias que podem auxiliar quem está em busca de aumentar as vendas. Entre essas soluções estão os cuidados com o mix de produtos, atendimento aos clientes, organização e marketing e a atenção com os colaboradores. Neste texto iremos abordar a elaboração de campanhas internas para estimular o seu time.

As campanhas internas de incentivo de vendas são ferramentas poderosas quando bem utilizadas. Pois, elas conseguem ajudar a alavancar as vendas e, ao mesmo tempo, geram um engajamento maior dos seus colaboradores. O resultado é uma equipe motivada e decidida a elevar os resultados da empresa.

Listamos um passo a passo de como elaborar campanhas internas em supermercados e de como colocá-las em prática. Continua a leitura para conferir!

Valorizar e engajar o seu colaborador é o principal ponto

Para garantir que as campanhas internas sejam um sucesso, o primeiro passo é contar com um time que veste a camisa do negócio. Por isso, engajar os colaboradores deve ser uma prioridade dentro do organograma de investimentos do seu negócio.

Um profissional que se sente valorizado e, com uma certa liberdade para mostrar todo o seu potencial, rende muito mais do que aquele que só reclama do trabalho.

Para isso, é crucial ter uma comunicação objetiva com a sua equipe. Apresentando números, metas a serem batidas e os motivos de cada uma das ações. Os profissionais devem se sentir parte da empresa e saber que cada um deles pode fazer a diferença.

Um time proativo, motivado, bem treinado e disposto a bater as metas, pode ser o principal fator de sucesso de um negócio.

Definir os objetivos e saber mensurar o resultado

São várias os objetivos que podem ser almejados em uma campanha, eles geralmente são vários e nem sempre estão relacionados ao aumento das vendas. Assim, as campanhas podem ser definidas de acordo com a necessidade do empreendimento e, também, serem realizadas internamente e externamente.

As campanhas não precisam ocorrer todas ao mesmo tempo, mas é importante compreender que é possível desenvolver ações para todos os times. Além disso, entender que essas campanhas internas trarão apenas resultados positivos para o seu negócio.

Uma dica valiosa para mensurar os resultados é criar um esquema de pontuações que seja facilmente mensurável e que possa ser apresentado ao fim da campanha. É preciso que todos entendam, de maneira clara, quem é o vencedor e o motivo disso.

Finalmente, definidos os objetivos das campanhas internas e a forma de calculá-los, é hora de fazer as regras e divulgá-las para o seu time, assim eles saberão o que precisam fazer para merecer a premiação.

Campanhas internas podem aumentar as vendas do seu supermercado

Premiação

O prêmio é um dos principais motivadores para o engajamento da equipe. Caso tenha alguma dificuldade em definir o que será oferecido, realize uma pesquisa entre os colaboradores para decidir o que será sorteado ou premiado.

Algumas sugestões que para a premiação são:

  • Vouchers;
  • Cursos;
  • Viagens;
  • Cestas personalizadas;
  • Dinheiro;
  • Eletrônicos (computadores, celulares, televisores, tablets);
  • Eletrodomésticos (microondas, airfryer, forno elétrico);
  • Kits personalizados (kit de churrasco, kit de comida japonesa, entre outros).

Lançamento da campanha

Após tudo definido e organizado, é hora de lançar a campanha!

Para isso, é muito importante ter um prazo bem definido para a campanha. Já no lançamento, informe qual será o dia do encerramento e da premiação. Durante o período em que a campanha estiver acontecendo, aposte em comunicados internos para manter os colaboradores engajados e estimulados.

Faça das campanhas internas uma cultura do seu negócio

Para encerrar a campanha e premiar os vencedores, realize um cerimonial, valorizando a dedicação de seus profissionais em todo o processo. Isso despertará nos demais colaboradores a vontade de serem mais engajados nas próximas campanhas.

Informe que outras campanhas surgirão e que, em algum momento, elas vão contemplar a cada um que faz parte da equipe. Se a primeira campanha foi exclusiva para o time de operadores de caixa, a segunda pode ser para o time de vendedores, a terceira para os profissionais que atuam no estoque, entre outros.

Ou seja, o ideal é tornar as campanhas internas como parte da cultura do seu supermercado e fazer disso algo relevante para todos.

O que achou das nossas sugestões para fazer campanhas internas em supermercados?

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